COVID-19

Click aqui e ouça a Irecê Líder FM, enquanto acompanha as noticias da sua cidade.

Ouça essa matéria

Sesab reforça importância do Centro de Parto Normal da Mansão do Caminho

28/09/2022


Diante de rumores do encerramento das atividades do Centro de Parto Normal Marieta de Souza Pereira, unidade que funciona na Mansão do Caminho, instituição filantrópica sediada no bairro de Pau da Lima, em Salvador, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) solicitou informações ao diretor-presidente da Mansão do Caminho, Mário Sergio Almeida. A Sesab esclarece que não recomendou o fechamento do CPN.

Até o momento a Sesab não foi oficializada sobre a possível interrupção dos serviços do CPN e a Sesab está agindo para que estes rumores não se confirmem, uma vez que reduziria a capacidade de assistência ao parto em Salvador, município que não conta com maternidades municipais.

A Secretária da Saúde do Estado, Adélia Pinheiro, inclusive já agendou uma reunião para esta quinta-feira (29) com diretor-presidente da Mansão do Caminho para dialogar sobre o funcionamento do serviço e reforçar a contribuição da casa de parto para o sistema de saúde da Bahia, em particular de Salvador.

Cabe destacar que a Secretaria, ciente da importância do serviço para as moradoras de Salvador, mantém um contrato com a unidade, renovado em 20/09/2021 e aditivado com Termo de Adesão vigente desde 09/08/2022. Esse repasse está em dia, não havendo nenhuma pendência.

Inaugurada em 26 de agosto de 2011, sendo o 1º Centro de Parto Normal da Rede Cegonha do Brasil, a unidade realizou e acompanhou, em mais de 10 anos de existência, mais de 6 mil partos e nascimentos de forma humanizada.

O trabalho é desenvolvido por equipe multidisciplinar composta por médicos obstetras, enfermeiras obstétricas, pediatras, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, doulas, capacitada e treinada, além de profissionais de apoio.

Leia Também

Reportagens recentes:
2011 - 2020 @ Líder Notícias - O Seu Canal de Informação | Desenvolvedor :: @ vJPacheco