COVID-19

Click aqui e ouça a Irecê Líder FM, enquanto acompanha as noticias da sua cidade.

Ouça essa matéria

Resultados do AgroNordeste foram apresentados em evento realizado em Irecê

24/10/2022


 
Programa atende pequenos produtores rurais da região em parceria com o Sebrae e o Senar

Mais de 700 pessoas lotaram o auditório do Espaço Granfest nesta quinta-feira (20), em Irecê, para prestigiar o evento de apresentação dos resultados e perspectivas para o semiárido do AgroNordeste. O programa do Governo Federal atende cerca de 10 mil agricultores na Bahia, em parceria com o Sebrae e o Senar. O evento contou com a presença do ministro da Agricultura, Marcos Montes, do presidente do Sistema Faeb/Senar, Humberto Miranda Oliveira, do superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, entre outras autoridades. Na Bahia, o AgroNordeste atua em três territórios: Centro-Norte, com os municípios de Irecê e Jacobina; no Norte, em Juazeiro; e na região de Feira de Santana.

Durante o evento, foram premiados pequenos produtores da região de Irecê, que se destacaram após as capacitações e consultorias realizadas pelo Sebrae e pelo Senar. Para o superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, esse apoio dado aos pequenos produtores é fundamental para a melhoria da qualidade de vida do homem do campo. “A agricultura precisa cada vez mais de apoio por ser uma locomotiva do Brasil que fomenta a economia. A nossa parceria com o ministério da agricultura e com o Senar é fundamental para levar assistência técnica e capacitações para o produtor rural. O Sebrae, além de fomentar iniciativas que apoiam o agronegócio, está sempre presente para apoiar o microempreendedor”, afirmou o superintendente.

O gerente do Sebrae em Irecê, Edirlan Souza, destacou a importância dessa parceria para os resultados positivos obtidos através do AgroNordeste. “Estamos construindo ótimos resultados nas propriedades rurais atendidas através do programa. Com a implantação das consultorias de Boas Práticas Agrícolas, por exemplo, o agricultor aumenta a produção, organiza a gestão do negócio e, consequentemente, tem mais rentabilidade. Com o homem do campo tendo renda, a economia gira e a qualidade de vida melhora para toda a família”, pontuou Edirlan.

O ministro da agricultura, Marcos Montes, parabenizou os produtores durante a sua fala e destacou a força da agricultura familiar da região de Irecê. “Temos visto exemplos muito expressivos aqui na região. Um agricultor que planta em uma pequena área rural, está tendo uma lucratividade muito acima de muitos que estão produzindo em propriedades maiores. Isso é fruto das capacitações e consultorias que estão sendo realizadas através do AgroNordeste. Saio daqui entusiasmado e muito feliz com os resultados”, concluiu o ministro.

O Plano AgroNordeste foi lançado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em 2019, para impulsionar, por meio da integração de ações e políticas públicas, o desenvolvimento econômico, social e sustentável da Região Nordeste e do norte de Minas Gerais e Espírito Santo. Com complementaridade e sinergia conjuga ações que visam o fortalecimento das cadeias produtivas, ampliando o potencial de sucesso dos agricultores familiares da zona semiárida.






Fonte :agenciasebrae

Leia Também

Reportagens recentes:
2011 - 2020 @ Líder Notícias - O Seu Canal de Informação | Desenvolvedor :: @ vJPacheco