COVID-19

Ouça essa matéria

Anvisa aprovou medicamento contra a COVID 19, entretanto valor de venda pode ser alto; Veja o valor

29/11/2022


Nesta semana, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a venda do medicamento Paxlovid, produzido pela Pfizer para tratar a Covid-19. A partir dessa aprovação, o medicamento pode ser comercializado em hospitais e farmácias, sob prescrição. No entanto, neste primeiro momento, a prioridade é prover o Sistema Único de Saúde (SUS).

Declaração

O medicamento é indicado para o tratamento da Covid-19 em pessoas adultas que não necessitam de suplementos de oxigênio e que correm o risco de evoluir para um quadro clínico mais grave. O medicamento deve ser administrado cinco dias após o início dos sintomas.

O Paxlovid já foi aprovado para uso emergencial no país em março deste ano e é um medicamento que combina comprimidos de outros dois remédios: nirmatrelvir e ritonavir, que devem ser embalados e tomados em conjunto.

Essa aprovação da Avisa foi baseada no consentimento de outros países que apostaram na venda do medicamento para o mercado privado e também nos argumentos das autoridades de referência internacional nos Estados Unidos e no Canadá.

Declaração

A aprovação é realizada em meio ao atual cenário epidemiológico caracterizado pelo crescimento de casos de COVID-19, especialmente devido à circulação de novas subvariantes de Ômicron.

De acordo com uma das gestoras da Anvisa, Meiruze Freitas, a comercialização do medicamento no mercado privado facilitará o acesso ao tratamento da Covid-19 e que "o diagnóstico precoce e o tratamento ambulatorial, quando necessário, são importantes para evitar a progressão da doença para casos graves", disse ao UOL.

De acordo com uma pesquisa publicada pela Reuters em fevereiro, a terapia Paxlovid custa US $ 530, cerca de 2.900 reais às taxas atuais do dólar. O preço do medicamento aqui no Brasil ainda não foi revelado e não foi esclarecido se haverá uma regulamentação geral para controlar o preço do medicamento, mesmo nas farmácias.

Paxlovid ou paxlovide é um medicamento antiviral desenvolvido pela Pfizer que atua como um inibidor da enzima protease 3CL. É um inibidor covalente, que se liga diretamente aos resíduos de cisteína catalítica da enzima.

Leia Também

Reportagens recentes:
2011 - 2020 @ Líder Notícias - O Seu Canal de Informação | Desenvolvedor :: @ vJPacheco