COVID-19

Click aqui e ouça a Irecê Líder FM, enquanto acompanha as noticias da sua cidade.

Ouça essa matéria

COLÉGIO ESTADUAL EM BARRA DA ESTIVA PODERÁ RECEBER O NOME DE EX-PREFEITA

04/11/2022



Dar o nome da ex-prefeita de Barra da Estiva Ana Lúcia Aguiar Viana (Dona Lúcia) ao Colégio Estadual de Tempo Integral em construção na cidade é o que propõe o deputado Diego Coronel (PSD) em projeto de lei apresentado na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).


“A proposição que ora apresentamos à apreciação da Assembleia Legislativa tem por objetivo conceder uma justa homenagem (in memoriam) à ex-prefeita de Barra da Estiva, Ana Lúcia Aguiar Viana (Dona Lúcia)”, declarou o parlamentar, no documento.

Dona Ana nasceu no distrito de Triunfo do Sincorá/Barra da Estiva, em 10/08/1945, tendo falecido em 28/11/2020. Professora estadual aposentada e também delegada estadual de educação, deixa o esposo Ariovaldo Caires Viana, dois filhos: Marcelo Aguiar Viana (empresário), Marcos Aguiar Viana/Marquinho (deputado estadual), três netos e um bisneto.

“Além de suas qualidades como ser humano, marcadas por sua generosidade, solidariedade com os oprimidos, disponibilidade para todos que a procuravam, além de totalmente desprovida de vaidade e de ambições materiais, era uma idealista. O amor imensurável, por seu povo, a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento do município estavam acima de seus objetivos pessoais. Era uma pessoa de vanguarda, culta, de grande leitura, uma visionária, que traçou sua trajetória política na perspectiva do progresso regional”, elogiou Diego Coronel.

De acordo com ele , a história Dona Lúcia “foi caracterizada pela ética, seriedade, responsabilidade, honradez e lisura que sempre evidenciaram o seu compromisso com o bem público e a felicidade da população barra-estivense”.

A homenageada foi vice-prefeita do município, no período de 1976 a 1982, eleita prefeita por duas vezes, de 2005 a 2008 e de 2009 a 2012. “Exercia a democracia, conclamando a participação da população através da criação do Conselho Municipal.

Neste caminho, viu seus méritos reconhecidos em seus dois mandatos, quando entre os muitos prêmios, teve a honra de receber o selo da Unicef por duas vezes”, disse o deputado.

Ele acrescentou ainda que ex-prefeita se preocupou com os idosos, criando o Lar dos Anciãos, foi pioneira ao implantar o plano de cargos e salários do município e devotou-se à melhoria e qualificação do magistério “remunerando os professores e o corpo docente de forma digna, como nunca havia ocorrido”.

“Para quem conhece a sua trajetória política, esses fatos não constituem surpresa. Liderança política de excepcional competência e honestidade, os dois mandatos de Dona Lúcia foram marcados por grandes realizações, não só na área social, na educação, saúde e saneamento, quanto na área de infraestrutura e desenvolvimento econômico”, afirmou Diego.

Segundo ele, a visão da gestora ia além dos limites de seu território. “Por sua iniciativa, foram realizados os Encontros dos Produtores Rurais de Barra da Estiva e Região, nos quais interagiam produtores, agrônomos e empresários todos interessados na busca de conhecimentos tecnológicos e equipamentos voltados para a cadeia produtiva do café, maracujá e morango. A importância destes eventos mereceu a participação de cerca de 150 municípios”, contou.

O legislador progressista disse ainda que, com visão ampla de desenvolvimento, Dona Lúcia foi uma grande aliada dos prefeitos municipais da Chapada Diamantina e Sudoeste, tendo sido membro do Consórcio dos Municípios, no qual lutou politicamente pelos investimentos regionais e também pela recuperação da BA-142.

“Com tantas realizações, Dona Lúcia pôde devolver a dignidade ao povo de Barra da Estiva e contribuir para o desenvolvimento regional. Finalizou o seu mandato com merecidos 82% de aprovação popular”, concluiu Diego Coronel.

Leia Também

Reportagens recentes:
2011 - 2020 @ Líder Notícias - O Seu Canal de Informação | Desenvolvedor :: @ vJPacheco