COVID-19

Ouça essa matéria

FABÍOLA MANSUR APLAUDE ANIVERSÁRIO DO ILÊ AIYÊ

01/12/2022

 


A deputada Fabíola Mansur (PSB) apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), uma moção de aplausos pela passagem do aniversário de 48 anos de fundação do Ilê Aiyê, comemorado nesta terça-feira (1º). Considerado o primeiro bloco afro do Brasil, a entidade carnavalesca se transformou em um centro cultural com atuação no combate ao racismo e na luta pela inclusão social.


No documento, a parlamentar lembra que a fundação do Ilê Aiyê ocorreu em um ano no qual o país enfrentava a ditadura militar, um cenário adverso para a cultura, as manifestações políticas e, sobretudo, para a democracia. “Apesar de tudo, o regime de força não conseguiu deter a alegria e o espírito carnavalesco de Antônio Carlos dos Santos (Vovô do Ilê), Apolônio (Popó) e de seus amigos que, apoiados por Mãe Hilda, Ialorixá que comandou por mais de 50 anos o terreiro Ilê Axé Jitolu, resolveram fundar o bloco de carnaval Ilê Aiyê numa sociedade não muito diferente da atual, eivada de preconceitos, e ainda sob a vigilância austera dos militares que viam no Ilê uma forma acintosa de subversão e desrespeito à ordem pública estabelecida”, descreveu a legisladora.

Desde o início do bloco, frisou Fabíola Mansur, a associação carnavalesca atuava em ações afirmativas indispensáveis para atenuar o sofrimento da população negra residente na região da Liberdade. Com o passar dos anos, a entidade foi se expandindo e, atualmente, já reúne um centro educacional, escolas de música e artesanato, além de diversas atividades que visam a inclusão social da comunidade local. “Diante de tantos ataques à nossa democracia, é preciso sempre proteger e festejar esse patrimônio material e imaterial da humanidade, que é o Ilê Aiyê. Enquanto estiver viva e contar com a confiança do povo da Bahia, vou lutar, sem trégua, pelo fim da violência praticada contra o povo negro”, disse a deputada.

Leia Também

Reportagens recentes:
2011 - 2020 @ Líder Notícias - O Seu Canal de Informação | Desenvolvedor :: @ vJPacheco