COVID-19

Ouça essa matéria

TAVARES ADVOGA PELA OBRIGATORIEDADE DE CAPACITAÇÃO SOBRE O TEA PARA PROFESSORES

25/01/2023


O deputado Pedro Tavares (UB) apresentou projeto de lei na Casa Legislativa solicitando a obrigatoriedade de capacitação sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) para professores e servidores das escolas da rede estadual.

“Tem-se a necessidade da capacitação de professores e servidores, para que aprendam estratégias de promoção de participação de alunos com TEA em atividades de grupo utilizando métodos eficazes para sua inclusão”, justificou o parlamentar.

O projeto prevê a realização de cursos gratuitos anualmente para identificar sinais e características precoces do TEA para encaminhamento aos profissionais competentes para exame e diagnóstico. “Dentre as dificuldades encontradas para a inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas escolas está a falta de conhecimentos técnicos e instrumentos específicos que ofereçam suporte à prática dos profissionais da educação e às escolas”, completou Tavares.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do Neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.

O PL vai ser analisado pelas comissões de Constituição e Justiça; de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público; Saúde e Saneamento; e Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle.


Foto: AscomALBA/AgênciaALBA
Editoria: Notícia

Leia Também

Reportagens recentes:
2011 - 2020 @ Líder Notícias - O Seu Canal de Informação | Desenvolvedor :: @ vJPacheco