Neojiba promove 2ª etapa da caravana pedagógica com jovens de Central, Irecê e outras cidades da região

Mais de 100 músicos da região de Irecê participam nos dias 11 e 12 de março, sábado e domingo, da segunda etapa das Caravanas Pedagógicas dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba), por meio da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia.

As crianças, adolescentes e jovens músicos são integrantes das filarmônicas dos municípios de Central, Ibipeba, Irecê,  e São Gabriel, que se reunirão para formar a Orquestra Regional de Irecê.  Filarmônicas participantes: Filarmônica 12 de Agosto, Filarmônica 19 de Setembro, Projeto Ireceense de Música (PIM),  e da Filarmônica 25 de Fevereiro. O encontro será no Colégio Modelo.

Esta é a segunda Caravana das cinco que serão realizadas na região. Durante o fim de semana, os músicos vão participar de oficinas de técnica instrumental  com instrutores do Neojiba e ensaiar para o grande concerto de orquestra regional, que acontecerá no dia 03 de junho, em Irecê, aberto ao público.

Adriano Cenci, coordenador da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia, destaca a importância da região como um Polo Musical da Bahia: ‘Nosso parceiro local atua em diferentes municípios, e esse grande encontro favorece a expansão da prática musical coletiva, que é a proposta da Rede’, completa.

Para o mastro e gestor dos cinco grupos, Gerry Andrade, os encontros favorecem os aprendizados. ‘Há uma troca de experiência com a vinda de novos professores e músicos, um aprendizado de novas técnicas. Como o Neojiba, há uma maior visibilidade das filarmônicas e grupos locais, além de ser uma fonte de inspiração para esses jovens músicos’, destaca.

 

Fonte: CN